Havemos de ir a Viana !

Por Leila Nunes

Hoje os 4 turistas juntamente com o seu guia conheceram Viana do Castelo , uma cidade do norte de Portugal, com uma história antiquíssima e rica em cultura.
Existem lugares em Viana de passagem obrigatória, um cidade rica no aspeto cultural, histórico, e ainda rodeada de paisagens lindíssimas e orla costeira extensa.




Centro Histórico de Viana do Castelo e todos os seus Monumentos - a Matriz medieval, os Antigos Paços do Concelho, a quinhentista Casa da Misericórdia e o Chafariz do mesmo século, entre outros, são marcos importantes de um passado com História. As ruas e ruelas do centro histórico, um dos mais belos e conservados do País, chamam a nossa atenção, quer pelas belas fachadas armoriadas, quer pelos painéis de azulejos preciosos no traço e na cor, constituindo um autêntico compêndio da história da arquitetura em Portugal.


Os diversos Monumentos da cidade - Castelo de Santiago da Barra, a Ponte Eiffel, a Igreja da Srª d’Agonia (cuja Romaria se celebra no feriado municipal do dia 20 de Agosto – Festas da Srª d’Agonia), as restantes igrejas, solares, entre outros.



Monte de Santa Luzia – Vista panorâmica, Templo-Monumento do Sagrado Coração de Jesus e Zimbório, Citânia de Santa Luzia. Subida do Monte em funicular. A Vista da Pousada do Monte de Santa Luzia



Paisagens deslumbrantes – o tríptico cidade/mar/monte - as suas Montanhas verdejantes, as diferentes paisagens oferecidas pelo mar e pelo Rio Lima...



Praias atlânticas – de areia fina e dourada, excelentes para a prática de atividades como o surf, windsurf, kitesurf ou bodyboard, com condições ao nível das melhores do mundo.



Navio-hospital Gil Eannes - construído em Viana do Castelo, em 1955, apoiou, durante décadas, a frota bacalhoeira portuguesa que atuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. O projeto de reconversão transformou-o em Núcleo Museológico e Centro de Mar.



Museu de Artes Decorativas - Instalado numa distinta mansão senhorial do século XVIII, o Museu Municipal de Viana do Castelo possui uma das mais importantes e valiosas coleções de faiança antiga portuguesa dos Séc. XVII a XIX, que inclui diversas peças da famosa Fábrica de Louça de Viana. Para além de um importante acervo de pintura, desenho e peças de arte sacra, destaca-se a bela coleção de mobiliário indo-português do século XVIII. Neste espaço, é possível ainda descobrir um espólio de azulejaria portuguesa e hispano-árabe, único na sua variedade e riqueza.



Museu do Traje - Situado em pleno centro histórico da cidade, o edifício do antigo Banco de Portugal, alberga, desde 2004, o Museu do Traje que dá a conhecer, a riqueza etnográfica dos tradicionais trajes vianenses. O espólio exposto compreende, igualmente, os utensílios utilizados para a confeção artesanal de peças de vestuário. Além da exposição permanente “ A lã e o linho no traje do Alto Minho”, o Museu do Traje realiza inúmeras exposições temporárias tendo como tema o traje e etnografia Vianenses.



Estes são os principais pontos de visita da cidade, contudo, existem diversos restaurantes pela cidade que são a melhor maneira de conhecer a gastronomia desta região.
A vida noturna da cidade também é bastante movimentada, para quem procure alguma diversão, a cidade dispõem de variados bares ao longo da costa, mas também no centro da cidade.

É por tantas razões que Ir a Viana , é uma ótima escolha !

Comentários

Mensagens populares