Lisboa Menina e Moça - Part II
POR FILIPA VASQUES
Lisboa, Lisboa, nossa grande e linda Lisboa. Ora bem, ainda ontem vos estiveram a falar da maravilha das 7 colinas de Lisboa... Pois hoje, hoje venho ter com vocês defender Lisboa pela menina e moça que é.
Não sei se vocês alguma vez se perguntaram o porquê de Lisboa ser uma menina, mas a verdade é que eu sempre me perguntei isso, principalmente porque "porque é que haveríamos de chamar menina a uma cidade tão grande?".
Bom, não venho aqui para vos estar a explicar estrofe a estrofe o porquê desta tão linda canção, mas posso dar-vos a minha interpretação de Lisboa e de o porquê de ela ser tão menina, para ver se conseguem ter dela a mesma imagem, nostalgia, saudade e vontade de visitar como eu.
Lisboa a meus olhos é tudo e Lisboa a olhos de alguns não é nada. Se forem conversar com alguém que está em Lisboa porque tem que estar, porque é lá que tem o seu trabalho e a sua casinha e assim teve que assentar, a probabilidade de esse alguém dizer que Lisboa é maravilhosa é pouca. Se forem conversar com alguém que vive nas periferias de Lisboa mas que tem que para lá ir trabalhar, então provavelmente dir-lhe-ão o mesmo. No entanto, por muito que essas certas pessoas olhem para Lisboa e só vejam o trânsito, as falhas dos comboios da CP e o quão em hora de ponta é impossível andar seja qual for o método de transporte... Esta visão só acontece porque lhes falta a essas pessoas olharem para Lisboa com olhos de quem vê, com olhos de quem tira o primeiro domingo de todos os meses para visitar os museus que Lisboa tem de uma ponta à outra, falta-lhes passear pela baixa, pelo rossio, pelo cais e OLHAR, pura e simplesmente olhar! Olhar para os prédios cheios de cultura e história, olhar para os cafés a todos os cantos de cada rua, olhar para as pessoas, para os mercados, para a arquitetura, para tudo! Andarmos por Lisboa e simplesmente respirar o ar que ela emana e deixar que a cultura e que a Saudade se entranhe em nós é a única coisa que falta a quem pouco diz sobre Lisboa... Mas principalmente, é a única coisa que falta para nunca mais a querermos deixar.
É por isto que Lisboa é menina, porque é inocente e porque tem muito mais de si do que uma simples vista de olhos.
Sei que não vos vim deixar um guia de visita mas sim um apelo a que visitem esta cidade maravilhosa que tanto tem para ver e respirar. Venham e eu prometo que não se irão arrepender.
Um abraço saudoso e até para a semana!
Comentários
Enviar um comentário